O FUTUTO 

Tendências 

Nas últimas décadas, as empresas têm assistido a transformações muito amplas em seu ambiente competitivo, calcadas na valorização das preocupações de caráter ambiental e social, além das econômicas. Nesse sentido, o gás natural tornou-se na fonte de energia de origem fóssil a registrar o maior crescimento no mundo. Uma posição que deverá se manter no médio prazo. 

No Brasil, com participação de 11,8%, o gás natural ocupa a quarta posição na matriz energética nacional e sua distribuição é feita por 27 empresas, as quais detêm o monopólio de atuação em suas regiões de concessão. 

No que toca à infraestrutura existente no País, a malha de gasodutos de transporte totaliza 9.409 km, distribuídos por todas as regiões do Brasil. O gás natural também é importado por meio de gasodutos de transporte internacionais ou na forma de gás natural liquefeito (GNL). 

A malha do Nordeste e do Sudeste, como também os gasodutos GASBOL e Uruguaiana – Porto Alegre, são interligados e fazem parte da malha integrada. Devem ser adicionados ainda, nos próximos anos, 83 km que estão em construção (trecho Horizonte/CE – Caucaia/CE do GASFOR II). Cabe ressaltar também alguns dos gasodutos que se encontram em estudo e buscam aumentar a integração da indústria de gás natural e disponibilizar este energético a novos mercados consumidores, com ênfase na interligação de novas capitais à malha de gasodutos de transporte. Com este propósito, pode-se citar o Gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA – Caucaia/CE que passa por Teresina, o Gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA – São Luís/MA que transporta gás até a capital maranhense São Luís e o Gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA – Barcarena/PA, que está perto da região metropolitana da capital Belém. 

A malha construída e os projetos em andamento, mostram a intenção de fortalecer a matriz energética brasileira, com forte participação do gás natural. 

É nesse contexto que a Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS tem como missão contribuir com soluções energéticas eficientes e seguras para o desenvolvimento sustentável do Ceará. 

 

 

Perspectivas para o Futuro 

Ciente das amplas transformações pelas quais passa o mundo na busca de um desenvolvimento mais sustentável, com valorização das preocupações de caráter ambiental e social, além das econômicas, a CEGÁS reitera seu compromisso com a sociedade cearense.  

Por meio da inovação e excelência na prestação de seus serviços, a Companhia se coloca como um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, desempenhando papel de relevância na matriz energética do Estado do Ceará. 

Até 2043, ano do fim da concessão, a CEGÁS pretende estar presente, de forma direta, em 33 municípios cearenses, com uma rede total de cerca de 2 mil km.  

Para tal, a Companhia tem como desafio a expansão do mercado de gás e ações comerciais, com ênfase na interiorização, saturação, diversificação, garantia de suprimento, inovação e competitividade, assim como a implantação de melhorias na gestão e consolidação do compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. 

Dentre os principais projetos para os próximos anos, temos: 

1 – ampliação da infraestrutura de saturação residencial e comercial em Fortaleza e Região Metropolitana; 

2 – atendimento ao mercado do Cariri através de GNL; 

3 – atendimento com gás natural a polos industriais, como Eusébio e Guaiúba; 

4 – aumento da geração de gás natural renovável a partir dos aterros; 

5- ampliação na participação na matriz energética de transporte, inclusive com atendimento à frota pesada e criação de rotas de GNV; 

6 – estar presente nos projetos estruturantes do estado; 

7 – estudo para distribuição do hidrogênio verde canalizado. 

NOVOS CLIENTES/NEGÓCIOS

 

  1. Residencial;
  2. Comercial;
  3. Siderúrgica;
  4. Químico-Farmacêutico;
  5. Gás Natural Liquefeito – GNL;
  6. Gás Natural Renovável – GNR.

 

 

Fonte: PDE – Plano Decenal de Expansão de Energia 2026 – EPE

Relatório da Administração – Demonstrações Financeira 2015/2016 da Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS