CEGÁS reduz a tarifa do gás natural
A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) reduziu, a partir de 1º de novembro, as tarifas médias em todos os seus segmentos de atuação.
A redução chegou a aproximadamente 4% em relação à tarifa praticada em janeiro de 2024. As maiores reduções foram nos segmentos industrial e automotivo, com uma diminuição de R$ 0,15 por m³ na tarifa repassada a esses usuários. A CEGÁS já conta hoje com a menor tarifa de gás do Nordeste nos segmentos comercial e residencial.
O preço de distribuição da CEGÁS para os postos de combustíveis no segmento veicular foi reduzido para R$ 3,95, a menor tarifa praticada em 2024, o que permitirá repasses ao consumidor final.
Ressalta-se que o preço do GNV a ser praticado para os consumidores finais é de total responsabilidade de cada posto de combustível, já que a definição do preço na bomba é regida pela livre concorrência.
O presidente da CEGÁS, Miguel Nery, afirma que a redução das tarifas de gás natural faz parte de um compromisso do governo com o princípio da modicidade tarifária, refletindo o esforço da Companhia para estimular a atividade econômica, considerando que o produto distribuído pela CEGÁS é um insumo importante para diversos segmentos da economia do estado do Ceará.
“A tarifa do gás natural, no que depender da CEGÁS, será sempre a menor possível, respeitadas as imposições regulatórias que regem esse mercado, embora essa tarifa flutue com a variação do preço do petróleo e do dólar, indicadores que estiveram em alta durante alguns meses de 2024. Nossa expectativa é que os consumidores de combustíveis substitutos, como etanol e gasolina, migrem para o gás, pela economia que farão, além do gás natural ser um combustível de baixa emissão de carbono. Afinal, o gás natural é de fato o combustível da transição energética”, afirmou o presidente da empresa.
CEGÁS – Energia que Transforma.