Elmano de Freitas reúne Governo e avalia dois anos de gestão.

Nesta segunda-feira (6), o governador Elmano de Freitas reuniu-se com todo o secretariado e presidentes das vinculadas na Residência Oficial para avaliar os dois anos de seu mandato e definir os projetos prioritários para execução em 2025 e 2026.

Durante a apresentação, Elmano destacou que a economia do estado tem crescido acima da média nacional. O Produto Interno Bruto (PIB) cearense tem projeção de alta de 5,5% em 2024, e o Ceará alcançou a nota máxima do Tesouro Nacional, comprovando o sólido equilíbrio fiscal do estado. O governador também ressaltou o maior investimento público da história, de R$ 3,9 bilhões, que resultou em novas escolas, ampliação dos serviços de saúde, fortalecimento das forças de segurança, melhoria das estradas e outros serviços.

No campo da empregabilidade, foram gerados quase 115 mil novos postos de trabalho na primeira metade do governo, sendo mais de 60 mil apenas em 2024. Esses números são fruto de uma política consistente de incentivo e diálogo para atrair novas empresas e expandir as já instaladas no Ceará.

No combate às desigualdades, com o apoio do Governo Federal, mais de 300 mil cearenses saíram da extrema pobreza no ano passado, segundo o IBGE. Elmano enfatizou a importância de uma rede de saúde digna, com mais de 300 mil cirurgias realizadas nos últimos dois anos, quase 160 mil em 2024. O tratamento oncológico foi descentralizado para hospitais do interior, e a rede será expandida com a construção de três novos hospitais em Iguatu, Crateús e Maciço de Baturité, além da abertura do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, com mais de 650 leitos.

A educação cearense destacou-se com o melhor Ensino Fundamental do país, sendo o único estado a superar a meta de alfabetização na idade certa.

Na segurança, o trabalho das tropas estaduais freou o crescimento dos homicídios. O governo continua investindo em novas tecnologias e na contratação de 6.700 profissionais, além de novos equipamentos.

O programa Entrada Moradia realizou o sonho da casa própria para mais de 3.000 famílias em 2024. Já o programa Ceará sem Fome distribuiu mais de 125 mil refeições diárias em 1.300 cozinhas comunitárias. Elmano de Freitas concluiu afirmando que a união é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.

Após a fala do governador, os secretários, de forma unânime, consideraram que o governo está indo muito bem, embora precise melhorar a comunicação dos feitos para a sociedade. O presidente da CEGÁS, Miguel Nery, presente na reunião, considerou o encontro muito positivo e afirmou que a CEGÁS está alinhada com as diretrizes do governo na busca por uma economia de baixo carbono, com o gás natural como combustível da transição energética.

Notícias recentes

CEGÁS é premiada em três categorias

por Sicília Regadas

Em jantar anual da ABEGÁS em São Paulo, a Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) foi um dos destaques na […]

CONTINUE LENDO

Veja o resultado do Prêmio CEGÁS de Jornalismo 2024

por Eloá Vieira de Macedo

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) divulgou hoje o resultado da primeira edição do PRÊMIO CEGÁS DE JORNALISMO com […]

CONTINUE LENDO

Veja o resultado do edital do Programa CEGÁS de Responsabilidade Social 2024-2025

por Eloá Vieira de Macedo

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) divulgou hoje o resultado da sétima edição do edital que selecionou projetos para […]

CONTINUE LENDO