CEGÁS e Energia Pecém firmam parceria para expandir o uso do gás natural no Ceará

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) e a Energia Pecém assinaram nesta terça-feira (5) um Termo de Compromisso com a intenção de firmar um contrato de prestação de serviço de utilização do sistema de distribuição de gás natural. Este acordo visa o desenvolvimento de infraestrutura para a conversão energética da termelétrica a carvão. O documento assinado possui vigência de três anos.

O Termo de Compromisso é um passo essencial nos planos de conversão da Energia Pecém para tornar a UTE Pecém, uma usina geradora a gás natural. No contexto atual da transição energética, a Energia Pecém estima sua demanda de Gás Natural em até 6.800.000 m³/dia.

Localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a usina termelétrica Energia Pecém é um marco na produção de energia do Ceará e da região Nordeste, com uma capacidade total de 720 MW – cerca de 50% da capacidade geradora de energia do estado do Ceará. Dividida em duas unidades geradoras, cujas operações comerciais foram iniciadas, respectivamente, em dezembro de 2012 e maio de 2013, a usina tem capacidade máxima de geração de 5.500 gigawatts-hora, suficientes para abastecer uma cidade de cerca de 5,6 milhões de habitantes.

A assinatura ocorreu em uma reunião na sede da CEGÁS, com a presença de Miguel Nery, Diretor-Presidente da CEGÁS; Carlos Baldi, Presidente da Energia Pecém; José Gleylson Fernandes, Diretor Financeiro da Energia Pecém; Leandro Araújo, Diretor Administrativo Financeiro da CEGÁS; Cissa Maia, Assessora Especial da Diretoria da Presidência; Thais Melo, Gerente de Suprimentos e Transporte de Gás da CEGÁS; e Bárbara Bergamo, especialista da Mercurio.

O presidente da Energia Pecém, Carlos Baldi, afirma que a assinatura do termo é uma medida importante para o futuro da usina rumo à transição energética e à redução de emissões no contexto de uma economia de baixo carbono. “A transição para o gás natural tem como objetivo tornar nossa usina térmica ainda mais eficiente. E a assinatura do Termo de Compromisso é uma importante etapa desse processo”, comenta.

O Diretor-Presidente da CEGÁS, Miguel Nery, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento energético do estado. “O Ceará está cada vez mais se consolidando como um polo atrativo para investimentos no setor de energia. Este acordo é um marco para o avanço do setor de gás no Ceará e reforça o compromisso da CEGÁS com a excelência na prestação de serviços e na promoção do desenvolvimento sustentável”, afirmou Nery.

A CEGÁS se empenha para fomentar o HUB de Gás no Ceará, promovendo a integração de diversas iniciativas para fortalecer a infraestrutura energética do estado. O acordo da CEGÁS com a Energia Pecém, representa a possibilidade de uma colaboração significativa que beneficiará a todos os envolvidos e impulsionará o crescimento econômico da região.

CEGAS e ARCE discutem avanços regulatórios

O objetivo é criar condições para a redução tarifária

Na manhã desta quarta-feira (6), Diretores e Gerentes da CEGÁS se reuniram com Conselheiros da ARCE para apresentar pleitos com impactos regulatórios que visam melhorar a competitividade do gás no Ceará.

Com uma agenda objetiva, a reunião abordou temas importantes como o acordo operacional para o mercado livre, a regulamentação de contratos de adesão para novos clientes, a criação de uma subcategoria tarifária para frotas pesadas, incluindo caminhões de carga e ônibus de passageiros no contexto dos Corredores Sustentáveis, além da possibilidade de unificação de contratos individualizados para um mesmo grupo econômico.

As propostas discutidas têm como objetivo aumentar o acesso ao gás natural para diversos setores, ampliando o volume distribuído pela CEGÁS. Com o ganho de escala, será possível reduzir o valor da tarifa para a indústria, residências, comércio e veículos.

Para o Diretor Presidente da CEGÁS, Miguel Nery, a reunião foi muito produtiva, pois os Conselheiros da ARCE puderam esclarecer várias dúvidas sobre as propostas apresentadas. “Temos a certeza de que os pleitos da CEGÁS serão avaliados com atenção e, uma vez aprovados e implementados, trarão melhores condições para o uso do gás natural no Ceará, beneficiando a indústria, o comércio, as famílias e os cidadãos em geral. O gás natural é o combustível da transição energética”, afirmou Nery.

CEGÁS reduz a tarifa do gás natural

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) reduziu, a partir de 1º de novembro, as tarifas médias em todos os seus segmentos de atuação.

A redução chegou a aproximadamente 4% em relação à tarifa praticada em janeiro de 2024. As maiores reduções foram nos segmentos industrial e automotivo, com uma diminuição de R$ 0,15 por m³ na tarifa repassada a esses usuários. A CEGÁS já conta hoje com a menor tarifa de gás do Nordeste nos segmentos comercial e residencial.

O preço de distribuição da CEGÁS para os postos de combustíveis no segmento veicular foi reduzido para R$ 3,95, a menor tarifa praticada em 2024, o que permitirá repasses ao consumidor final.

Ressalta-se que o preço do GNV a ser praticado para os consumidores finais é de total responsabilidade de cada posto de combustível, já que a definição do preço na bomba é regida pela livre concorrência.

O presidente da CEGÁS, Miguel Nery, afirma que a redução das tarifas de gás natural faz parte de um compromisso do governo com o princípio da modicidade tarifária, refletindo o esforço da Companhia para estimular a atividade econômica, considerando que o produto distribuído pela CEGÁS é um insumo importante para diversos segmentos da economia do estado do Ceará.

“A tarifa do gás natural, no que depender da CEGÁS, será sempre a menor possível, respeitadas as imposições regulatórias que regem esse mercado, embora essa tarifa flutue com a variação do preço do petróleo e do dólar, indicadores que estiveram em alta durante alguns meses de 2024. Nossa expectativa é que os consumidores de combustíveis substitutos, como etanol e gasolina, migrem para o gás, pela economia que farão, além do gás natural ser um combustível de baixa emissão de carbono. Afinal, o gás natural é de fato o combustível da transição energética”, afirmou o presidente da empresa.

CEGÁS – Energia que Transforma.