CEGÁS reúne artistas visuais e invisuais em peça teatral e exposição
O Espaço CEGÁS de Cultura reuniu nesta terça-feira, dia 30, às 10h, artistas visuais e invisuais para vivenciar uma experiência de percepção da arte em suas várias dimensões.
Para uma plateia formada por professores da Universidade Estadual do Ceará e funcionários da CEGÁS, foi apresentado o espetáculo “De Algum Lugar para Lugar Nenhum”, uma comédia criada na técnica do Teatro dos Sentidos e encenada por 18 atores cegos ou com baixa visão, 01 ator vidente – que faz a narração e audiodescrição das cenas – e 02 atores videntes provocadores, todos participantes do grupo “Olho Mágico”, formado por alunos do Instituto dos Cegos do Ceará.
O espetáculo, que se passa no ônibus em movimento, convidou o público vidente a vendar seus olhos e sentar-se nos bancos vazios de passageiros, embarcando numa viagem excêntrica e inusitada.
O objetivo da peça é embarcar todo o público (videntes e deficientes visuais) numa divertida viagem sensorial, levando a plateia para dentro da cena, permitindo compartilhar cheiros, sabores, texturas e vivenciar esteticamente o mundo sem o sentido da visão.
Após a peça, os convidados de olhos vendados e os atores formaram uma plateia única para assistir a uma apresentação de um quarteto de sopros da Orquestra Contemporânea Brasileira, outro projeto social apoiado pelo Programa CEGÁS de responsabilidade Social.
Em seguida, a plateia fez uma visita guiada à exposição “Cores das Arte”, que reúne 48 pinturas diversas, de seis artistas invisuais cearenses e que está aberta à visitação das 9h às 17h, de segunda a sexta. A visita foi guiada pelo curador da exposição Dias Brasil e parte dos artistas expositores.
Serviço:
Exposição “Cores das Artes”
Onde: Espaço CEGÁS de Cultura
Quando: de segunda à sexta, das 9h às 17h, até o dia 18 de julho.
Av. Washington Soares, 6475, José de Alencar.
GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Fone: (85) 3266-6924/98902-5661
E-mail: comunicacao@cegas.com.br
Foto de Iratuan Freitas