CEGÁS conclui etapa de negociação contratual da Chamada Pública 2022

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) concluiu a etapa de negociação contratual com a assinatura, na última sexta-feira (26/08), do contrato de suprimento com a fornecedora SHELL. O volume contratado é, inicialmente, de 50 mil m³/dia que será fornecido na modalidade put, que se caracteriza por ser um fornecimento flexível para o supridor, já neste ano, e, a partir de 2023, será fornecido o volume de 100 m³/dia na modalidade firme. O prazo de vigência do contrato de fornecimento entre CEGÁS e SHELL é de cinco anos.

Anteriormente, foram assinados o contrato com a supridora GALP, com fornecimento de 225 mil m³/dia na modalidade put, e 50 mil m³/dia na modalidade firme, ambos os fornecimentos já iniciaram neste ano e o prazo de vigência contratual é até 2031, e o contrato com a supridora PETRORECÔNCAVO com volume de 30 mil m³/dia na modalidade firme com fornecimento também iniciado em 2022 e vigência contratual até 2023.

A Shell já é a supridora de gás do consórcio Portocem, que investirá quase R$ 5 bilhões para a instalação da unidade que terá uma potência de 1.571 MW, reforçando ainda mais a segurança energética do Ceará e do Brasil. O consórcio é liderado pela estadunidense Ceiba Energy, empresa que possui, desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina, e projetado pela Ponte Nova Energia.

A etapa encerra o processo de Chamada Pública iniciado em 14 de janeiro de 2022, onde a CEGÁS lançou o edital para convocação de interessados no fornecimento de gás natural para a Companhia.

O Presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, afirma que a chamada pública é uma oportunidade para que novos fornecedores entrem no mercado, aumentando a oferta e reduzindo os preços ao consumidor final. Os volumes serão entregues nas Estações de Transferência de Custódia – ETC, localizadas nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Pecém, Caucaia, Aracati e Horizonte.

 

Paulo Mota

Gerente de Comunicação e Marketing da CEGÁS

E-mail:   paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

FIEC premia em 1º lugar projeto sobre injeção de Hidrogênio na rede de Gás Canalizado da CEGÁS

Foi realizada, dia 03/08, a entrega dos prêmios do concurso de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisas sobre hidrogênio verde, na primeira edição do FIEC Summit.

O concurso selecionou 20 produções que foram apresentadas e expostas em banners durante os dias do evento e premiou quatro obras divididas em duas categorias: Categoria Trabalho Acadêmico; e Categoria Projeto de Pesquisa.

O intuito da premiação foi de promover a interação entre empresas do Ceará investidoras no hub de hidrogênio verde e pesquisadores, cujas empresas pretendam implantar projetos da área no estado

“Recebemos trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa de alto nível e a FIEC realizou essa premiação como forma de promover a integração entre as empresas e a Academia”, ressalta Jurandir Picanço, Consultor de energia da FIEC.

Na categoria “Trabalho Acadêmico”, o primeiro lugar ficou com o estudo “Análise da Viabilidade da Injeção de Hidrogênio nas Redes de Distribuição de Gás Canalizado da CEGÁS”.

“Enxergamos a possibilidade de distribuir hidrogênio como uma oportunidade. Nossa perspectiva é de que a CEGÁS faça uso da rede existente de distribuição de gás canalizado para levar o hidrogênio verde a diversos tipos de consumidores no Estado do Ceará”, destaca o presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo.

*Com a assessoria de comunicação da FIEC

Eloá Vieira de Macedo

Respondendo pela Gerência de Comunicação e Marketing da CEGÁS

E-mail:   eloa.vieira@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6925