Programa Mais Você, da Rede Globo, veicula reportagem sobre o GNR distribuído pela CEGÁS

A TV Globo veiculou hoje no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, uma reportagem sobre a distribuição de Gás Natural Renovável pela Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) a partir da reutilização de resíduos sólidos armazenados no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia).

A reportagem foi apresentada como uma boa notícia e um  bom exemplo de como a sociedade pode transformar o lixo em energia, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

O empreendimento é o primeiro do gênero no Norte Nordeste e é fruto de uma parceria entre o governo do Ceará, prefeitura de Fortaleza, CEGÁS e a GNR Fortaleza. A CEGÁS foi a primeira distribuidora brasileira a injetar gás natural renovável na rede de gasodutos que fornece o produto para clientes industriais, comerciais, residenciais e veiculares.

Click aqui e veja a reportagem completa

 

Tendências e novas parcerias para o mercado de gás natural são debatidas em reunião da ABEGÁS

As tendências do mercado brasileiro e novas parcerias para o segmento de gás natural foram alguns dos temas debatidos em reunião promovida ontem pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), na sede Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), em Fortaleza.

Antes do debate, ocorrido no evento que reuniu presidentes e representantes de 21 empresas distribuidoras de gás do Brasil, foi realizada a 82ª Assembleia Geral Extraordinária
de Associados da ABEGÁS.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, falou sobre a experiência da empresa na distribuição de Gás Natural Renovável. Em abril do ano passado, a CEGÁS tornou-se a 1ª distribuidora do Brasil a injetar GNR na sua rede de distribuição. O GNR é produzido a partir de resíduos sólidos acumulados no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia).

A CEGÁS investiu R$ 22 milhões na construção de uma estação de transferência e de um gasoduto de 23 km que transporta o gás natural produzido no ASMOC, que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares.

“A alternativa do gás natural renovável revelou-se confiável e também competitiva e sustentável, com impactos em toda a cadeia produtiva do gás natural”, disse Figueirêdo.

Mats Eklund, professor da Linköping University e pesquisador do Biogás Research Center, da Suécia, falou sobre as oportunidades de desenvolvimento de parcerias no suprimento de gás natural renovável com o seu país. Após mostrar exemplos concretos de uso do energético, Eklund disse que o GNR já é produzido e usado em diversas cadeias produtivas da Suécia. “O desafio que está colocado para o Brasil é ampliar o potencial de uso do Biogás, um energético que agrega valores como sustentabilidade e energia mais limpa”, disse.

O Gerente Executivo de Gás e Energia da Petrobras, Marcelo Cruz, se diz otimista com o potencial de crescimento do mercado de gás natural no Brasil e no mundo. Segundo ele, fatores como mudanças climáticas, crescente urbanização e transição da vida social e política para ambientes digitais influenciam na construção desta perspectiva otimista para o segmento.

“Esses e outros fatores convergem para que o crescimento da demanda regional e global se apresente como uma oportunidade para o mercado de gás natural”, afirmou.

Cruz destacou ainda elementos da estratégia da Petrobras para tornar o mercado de gás natural mais competitivo e para acelerar o crescimento da demanda do produto.

Fernando Alfredo Rabello Franco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação, destacou que uma das metas de sua gestão é fortalecer o papel das agências reguladoras no mercado de gás natural, por meio da oferta de uma política regulatória de qualidade, tendo sempre como referência critérios objetivos, procedimentos claros e uniformizados, respeitando as especificidades e características inerentes ao segmento.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 
PAULO MOTA
Fone: (85) 3266-6924/98902-5661
E-mail: paulo.mota@cegas.com.br

Site da CEGÁS atinge nota máxima em ranking de transparência

O site da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) atingiu a nota máxima no ranking de transparência dos sites institucionais dos órgãos, empresas e entidades com participação do governo do Estado do Ceará. Ao todo, foram avaliados os sites de 59 instituições.

O ranking é elaborado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e tem como objetivo acompanhar o desempenho dos participantes no cumprimento dos requisitos de transparência previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Nacional no 12.527/2011 e Lei Estadual no 15.175/2012.

A avaliação é focada em analisar, nos sites das instituições, as iniciativas de transparência ativa, por meio da qual são disponibilizadas, independentemente de requerimentos, informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas.

Em 2018, a CEGÁS lançou um novo site mais moderno, interativo e responsivo. Nele, foram adotadas medidas para facilitar o acesso dos clientes e cidadãos. Foi criada uma aba exclusiva para a Lei de Acesso à Informação, disponibilizando todas as informações exigidas pela legislação, como contratos, convênios e despesas.

Ainda no ano passado, o Comitê Setorial de Acesso à Informação (CSAI) da CEGÁS foi reestruturado com o desafio de agilizar as respostas aos manifestantes que procuram a Companhia. Neste sentido, os gestores foram capacitados para dar respostas em tempo hábil e a coordenação do CSAI foi orientada a ter tempestividade na resposta.

A CEGÁS instituiu, também em 2018, três políticas que visaram melhorar o acesso à informação. A Política de Gestão da Informação regulamentou todo o manuseio de informações da Companhia. A Política de Relacionamento Institucional estabeleceu regras para o relacionamento dos funcionários da CEGÁS com seus clientes, sociedade e entes públicos. E a Política de Relacionamento com a Comunidade definiu parâmetros para o relacionamento da empresa com as comunidades atingidas por suas obras.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, diz que o resultado obtido no ranking reflete o compromisso da empresa em se adequar às boas práticas de transparência e compliance. “O primeiro passo é promover uma comunicação eficiente e transparente. As informações devem ser expostas e compartilhadas de forma direta e objetiva, de forma a facilitar o acesso dos cidadãos e dos nossos clientes”, afirmou.

 

Paulo Mota
Assessor de Comunicação e Marketing
E-mail: paulo.mota@cegas.com.br
Tel: 085 3266-6924
Cel: 085 98902.5661