CEGÁS entrega Selo Verde para indústrias de Maracanaú

 

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) entregou na sexta-feira passada no Espaço CEGÁS de Cultura, em sua sede, o Selo Verde CEGÁS para empresas clientes do distrito industrial de Maracanaú. A solenidade contou com a presença do presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, do presidente da Associação Empresarial de Indústrias (AEDI), Mozart Martins, e de representantes de clientes e fornecedores, especialmente convidados para o evento.

O Selo Verde é uma ação que visa distinguir os clientes da CEGÁS como usuários de um tipo de energia mais limpa, inovadora e eficiente. A exemplo de outros selos de certificação, que agregam valor aos seus detentores, o Selo Verde é distribuído entre os clientes residenciais, veiculares, comerciais e industriais da CEGÁS, para que sejam exibidos para seus clientes, moradores, passageiros e funcionários.

Atualmente, cerca de 15% do gás natural distribuído pela CEGÁS é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro Sanitário de Caucaia, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza. Trata-se do GNR (Gás Natural Renovável), combustível produzido numa planta da unidade de captação e tratamento instalada no aterro.

Além da geração de energia, o GNR evita que mais de 610 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes. Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações.

Na rede de distribuição da CEGÁS, O GNR é misturado ao gás natural extraído no mesmo processo de produção do petróleo. O gás natural é considerado um combustível mais limpo e seguro, já que não apresenta restrições dos órgãos ambientais, melhora a qualidade do ar e dispensa equipamentos de controle de emissões. Além disso, o gás natural não emite cinzas e praticamente elimina a emissão de compostos de enxofre e dispensa a manipulação de produtos químicos perigosos. Por ser mais leve do que o ar, ele é mais seguro, já que não se acumular no ar.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, agradeceu a parceria com a AEDI e disse que o objetivo do Selo Verde é agregar mais valor às marcas das empresas clientes da empresa. Segundo ele, o selo permite associar à imagem dos seus detentores valores de proteção do meio ambiente e de incentivo de práticas de vida saudável.

O presidente da AEDI, Mozart Martins, parabenizou a CEGÁS pela criação do Selo e pela realização do evento. “A CEGÁS está de parabéns por procurar se aproximar mais de seus clientes e por instituir um selo que só valoriza a marca de seus detentores. Nós, da AEDI, ficamos felizes por iniciar essa parceria”, disse.

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing da Cegás

E-mail: paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

Foto por Letícia Marques

 

CEGÁS ganha o Selo Ouro da Secretaria de Cultura do Ceará por ações de apoio ao desenvolvimento da cultura cearense

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) ganhou a categoria ouro do Selo de Responsabilidade Cultural 2018, destinado ao reconhecimento de empresas que comprovadamente implementam ou incentivam programas, projetos e ações voltados para o desenvolvimento cultural do Estado do Ceará.

A premiação é conferida pela Secretaria de Cultura do Ceará e será entregue em solenidade no Teatro José de Alencar no próximo dia 17 de dezembro. “O Selo de Responsabilidade Cultural é garantido por uma lei de 2003 (Lei Estadual nº 13.426). Ele reconhece empresas e instituições culturais que apoiam, realizam e promovem a cultura no Ceará, seja diretamente ou por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei do Mecenato Estadual. Nós retomamos esse Selo numa estratégia de fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com relação ao Fundo Estadual de Cultura, ao Mecenato, para que possa qualificar e estimular as empresas e instituições da sociedade civil a ampliar suas ações de responsabilidade cultural”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

A ação tem também por objetivo incentivar práticas de responsabilidade cultural em empresas e organizações com operações no Ceará, além de incentivar as instituições públicas e privadas a projetos culturais por meio do Fundo Estadual de Cultura, o Mecenato Estadual e outras fontes de financiamento, contribuindo com o alcance das metas do Plano Estadual de Cultura e reconhecendo políticas públicas culturais exitosas implementadas por prefeituras municipais do Ceará.

Programa CEGÁS de Responsabilidade Social

A CEGÁS concorreu na premiação da Secult com o Programa CEGÁS de Responsabilidade Social, instituído no ano passado, em forma de seleção pública, com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

No ano passado, 57 projetos foram inscritos e foram selecionados 12. Puderam ser inscritos projetos aprovados por leis de incentivo como a Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente,Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, considerou a premiação como um incentivo a uma estratégia que visa tornar a Companhia numa peça importante no desenvolvimento sustentável do Estado. “Além do marketing cultural ser uma ferramenta importante para a imagem da CEGÁS, o apoio à cultura é estratégico para o projeto de desenvolvimento econômico e social do Ceará, que está na missão da CEGÁS”, disse.

Mais sobre o Selo de Responsabilidade Cultural

O Selo de Responsabilidade Cultura surge para fortalecer o Sistema Estadual da Cultura, instituído pela Lei Nº 13.811/2006. A entrega do Selo em 2018 alinha-se às diretrizes, objetivos e metas do Plano Estadual da Cultura, instituído Lei 16.026/2016.

Para participar do processo de convocatória do Selo de Responsabilidade Cultural 2018, as instituições se candidataram ao selo nas categorias Empresarial, Institucional e Governamental. Somente pessoas jurídicas que tenham programas, projetos ou ações de promoção ou apoio a cultura desenvolvidos no Estado do Ceará puderam participar.

 

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing da CEGÁS

E-mail:   paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924            Cel: 085 98902.5661