CEGÁS APRESENTA VANTAGENS DO GÁS NATURAL NA ENTREGA DO PRÊMIO CONDOMÍNIOS 2017

Evento reuniu representantes de entidades que congregam mais de 1500 condomínios do Ceará e premiou as melhores práticas do setor

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) apresentou as vantagens do gás natural canalizado para residências durante a entrega da primeira edição do Prêmio Condomínios, iniciativa realizada pela Associação das Administradoras e Condomínios do Estado do Ceará (Adconce). Evento reuniu representantes de entidades que congregam mais de 1500 condomínios do Ceará, premiou as melhores práticas do setor e  aconteceu na noite do dia 29, a partir das 19h, no Coco Bambu.

Na ocasião, receberam a principal comenda do setor os destaques do ano nas categorias Condomínio (que contempla residencial; comercial e veraneio), Síndico (residencial, comercial e veraneio), Projeto (inovação e sustentabilidade) e Personalidade do Ano pessoas que contribuíram de forma relevante para o segmento.

O processo de escolha foi realizado durante todo o mês de novembro, por meio de indicações por parte das administradoras e apreciação para escolha dos destaques, através de comissão formalizada em assembleia.

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, entregou o prêmio Inovação ao Edifício Plaza de Anibal (Aldeota), representado pelo síndico Anibal Rocha Barroso Filho. A participação da Cegás no evento foi definida a partir de uma estratégia que visa aproximar a empresa dos principais tomadores de decisão no segmento de condomínios.

Anualmente, no dia do síndico, a AADCONCE realiza um evento em que premia os melhores síndicos do Estado, distinguindo as melhores práticas e casos de sucessos em gestão de condomínios. A AADCONCE surgiu da necessidade de assistir as empresas do ramo, de forma que o setor se desenvolva com profissionalismo, compromisso ético e qualidade. Sabe-se que no cotidiano dos condomínios, as administradoras tem um papel estratégico no processo de tomada de decisão dos síndicos, assessorando-os com informações, técnicas e práticas do mercado.

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) tem como missão distribuir gás natural, contribuindo com soluções energéticas eficientes  e seguras para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Entre seus clientes, estão os condomínios residenciais e empresariais. Atualmente, a Cegás possui em sua carteira de cerca de 10.000 usuários residentes em condomínios. A meta para 2018 é agregar 5.000 novos clientes. O gerente comercial da Cegás, David Barbosa, coordenou a equipe da empresa que atuou no estande instalado no evento.

Cegás assina contratos com projetos selecionados pelo PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ato reuniu diretoria, funcionários da Cegás e os representantes dos projetos selecionados

A diretoria da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) realizou ontem um ato para celebrar a assinatura dos contratos com os projetos selecionados pelo PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. O evento ocorreu no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, onde funciona a sede da empresa, e contou com a presença de gestores e funcionários da Cegás.

A escolha dos projetos patrocinados pelo PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL se deu em forma de seleção pública e foi criado pela Cegás com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

As inscrições foram gratuitas e ocorreram de 15 a 30 de setembro, diretamente no site da CEGÁS: www.cegas.com.br. A divulgação dos resultados foi no dia 01 de novembro de 2017. Ao todo, foram inscritos 58 projetos. Deste total, 12 foram selecionados.

A diretora da Edisca, Dora Andrade, falou em nome dos selecionados e destacou a importância do programa. “Num momento em que o país que atravessa uma grave crise, atingindo diretamente o financiamento de projetos sociais, a decisão da Cegás de criar esse programa é muito importante. Quero destacar também a qualidade dos projetos selecionados, dada a riqueza e diversidade das linguagens”, disse Dora.

O Diretor Técnico e Comercial da Cegás, Fabrício Bomtempo, também elogiou a riqueza dos projetos selecionados e destacou a consonância entre o PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL e os valores defendidos na identidade organizacional da empresa. O Diretor Administrativo e Financeiro da Cegás, Fabio Norcio, também participou do evento.

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, fez uma explanação sobre o papel da Cegás, enquanto distribuidora de distribuidora de gás natural canalizado, para o fomento da economia cearense. “A Cegás contribui com soluções energéticas no dia a dia de todas as atividades econômicas do Ceará, mas essa contribuição seria incompleta se não tivesse uma ação de responsabilidade social”, disse.

Figueirêdo destacou ainda a criação do ESPAÇO CEGÁS DE CULTURA, que deverá funcionar a partir do próximo ano na nova sede da empresa, na av. Washington Soares, 6475, no bairro José de Alencar.

“A CEGÁS entende que o apoio à cultura, ao esporte, ao meio ambiente e à promoção social são vetores importantes para o desenvolvimento do Ceará, ao mesmo tempo que vê o marketing cultural e esportivo como ferramentas para aproximar a empresa dos seus clientes e da sociedade cearense”, complementou Figueirêdo.

Diretoria, funcionários e representantes de projetos selecionados fazem self para celebrar assinatura de contratos. Crédito da foto: Larissa Dornelles/Cegás

 

Programa Cegás de Responsabilidade Social é apresentado na Federação das Indústrias do Ceará

Seminário reuniu empresários, contadores, profissionais de marketing e recurso humanos

O assessor de comunicação e marketing da Cegás, Paulo Mota, apresentou o PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no evento “Incentivos fiscais – Estado e empresas investindo no desenvolvimento social e cultural do Ceará”.

O evento é organizado numa parceria entre FIEC, Fecomércio e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura. Durante o seminário, o Conselho de Responsabilidade Social da FIEC, em parceria com a Fundação Beto Studart, lançou a cartilha “Incentivos Fiscais – Agregue valor à sua empesa e contribua com o desenvolvimento social”, formulada para sensibilizar e conscientizar o empresariado da importância da destinação fiscal para o Ceará, movimentando a economia local, gerando emprego e renda e, principalmente, diminuindo problemas sociais e potencializando o desenvolvimento da economia criativa.

Na cartilha, há informações gerais sobre incentivos fiscais, responsabilidade social, capacidade contributiva da empresa, leis federais de incentivo e Lei do Mecenato Estadual, além de detalhes do Ato Normativo CEDIN 01/2016.

O seminário foi aberto ontem pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e pelo presidente da FIEC, Beto Studart. Camilo Santana falou da necessidade de sensibilizar empresários para destinar parte dos impostos devidos à cultura, esporte, saúde e educação. “Precisamos estimular o setor econômico a destinarem recursos a projetos de educação, esporte e cultura para crianças, jovens. Estamos perdendo os jovens para as drogas. Investir em policiamento é necessário mas o problema só vai melhorar a longo prazo, com investimento nessas áreas. As pessoas precisam ser estimuladas a contribuir com a responsabilidade social, que é de todos nós”.

O presidente da FIEC, Beto Studart, afirmou que o futuro do Ceará passa por cultura, educação, esporte e que os empresários devem fazer sua parte. “Temos um manancial de oportunidades de contribuir para que o governo continue fazendo o ótimo trabalho que vem fazendo”, estimula o empresário. Segundo explicou o presidente, as empresas podem destinar até 9% do imposto de renda para projetos sociais e/ou culturais. Pessoas físicas podem contribuir com até 8%.

Ainda ontem, participaram do evento o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Alexandre Adolfo; e o superintendente regional da 3ª região fiscal da Receita Federal, João Batista Barros.

O assunto seguiu sendo debatido hoje (28/11), com aspecto mais técnico e participação de contadores, representantes de recursos humanos, marketing e responsabilidade social de empresas cearenses interessadas em ter esclarecimentos técnicos sobre incentivos fiscais. Dois painéis foram realizados, com os temas: Gestão Contábil e as deduções para os Incentivos Sociais e Culturais e Benefícios dos Incentivos Fiscais para as Empresas, com participação do economista Raimundo Padilha; do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Alexandre Adolfo; da contadora da S&C Contabilidade, Socorro Cândido; do gerente do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia; da gerente de sustentabilidade do grupo Três Corações, Milene Pereira; da assessora de Comunicação da Cagece, Dalviane Pires; e do assessor de Comunicação e Marketing da Cégas, Paulo Mota.

Destinação de recursos de incentivos fiscais

No Brasil, existem mecanismos de incentivos fiscais dos quais pessoas jurídicas e físicas podem destinar parte dos seus impostos a projetos e fundos sociais. Na prática, o poder público abre mão de parte dos recursos que receberia para incentivar a execução de iniciativas em benefício da sociedade. Por meio dos incentivos fiscais, os governos estaduais e federal autorizam o repasse, através da dedução do ICMS, para cultura e, através do Imposto de Renda, para o esporte, a cultura, a saúde e os fundos da infância e do idoso. O Governo do Estado, por meio do Ato Normativo CEDIN 01/2016, obriga que empresas beneficiadas com o Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) apliquem esses incentivos dentro do Estado do Ceará, sob pena de perda do benefício.

*colaborou a assessoria de comunicação da FIEC

Cegás participa de Workshop sobre soluções de eficiência energética

Evento promovido pela Panasonic apresentou soluções usando GHP e ABS Chiller

A Panasonic realizou na sexta-feira passada (dia 24) o Joint Workshop 2017 no Hotel Gran Marquise em Fortaleza. Nesse evento, a Panasonic apresentou aos convidados soluções de eficiência energética utilizando GHP (Gas Heat Pump), usado para refrigeração e climatização de ambientes, e o ABS Chiller (Absortion Chiller), utilizado para geração e cogeração de energia.

Nesse encontro, foram apresentados detalhes dos equipamentos GHP e ABS Chiller, os princípios de funcionamento deles, suas aplicações e os principais benefícios que essas soluções de eficiência energética podem trazer ao negócio dos interessados.

O gerente comercial David Barbosa representou a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) no evento. Estavam presentes também colaboradores da Mitsui Gás e representantes das concessionárias distribuidoras de gás canalizado do Nordeste.

Da iniciativa privada, participaram diretores de hotéis, escolas, faculdades, universidades, hospitais e shopping centers, além de engenheiros projetistas e instaladores de sistemas de refrigeração e climatização.

Da Cegás, participaram ainda o Engº Edson Sales, responsável pelo segmento industrial e o Engº Marcos Schilling, responsável pelos segmentos automotivo e cogeração.

Cegás assina contrato de fornecimento de gás natural para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

Cegás assina contrato de fornecimento de gás natural para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

O contrato foi assinado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, e o presidente da CSP, Eduardo Parente, em solenidade com as presenças do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, do diretor da Cegás, Fábio Norcio, e do diretor da CSP, Dong Ho Kim.

O governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, e o presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Eduardo Parente, assinaram ontem um contrato de fornecimento de gás natural para a unidade desta empresa na área do Porto do Pecém, em São Gonçalo Amarante.

A assinatura ocorreu no palácio do Abolição, sede do governo cearense, em solenidade com as presenças do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, do diretor Administrativo e Financeiro da Cegás, Fábio Norcio, do diretor da CSP, Dong Ho Kim e do gerente de relações institucionais da CSP, Ricardo Parente.

A CSP vai consumir gás natural em seu processo produtivo, especificamente para utilização nas áreas de aciaria, lingotamento contínuo e manutenção central, em regime de fornecimento ininterrupto.

A Cegás executou a infraestrutura necessária para que haja o fornecimento de gás natural, incluindo-as a execução do projeto básico, construção de ramais de gasoduto, bem como todos os serviços adicionais necessários para o transporte do insumo.

O governador Camilo Santana disse que a assinatura do contrato foi um passo importante para o futuro do Complexo Portuário do Pecém. “A CSP é o maior empreendimento privado do Ceará e um dos maiores do Brasil.  E agora a Cegás passa a fornecer um gás mais barato para a CSP, constituindo um ganho para a empresa e fortalecendo o setor”, disse Santana.

O governador destacou ainda o papel da Cegás na geração de energia para o setor produtivo cearense. “A diretoria e os funcionários da Cegás estão de parabéns pelo desempenho da empresa. A Cegás está entre as 20 maiores empresas cearenses, é responsável pela produção de boa parte da energia consumida no Ceará e agora dá uma contribuição importante para o futuro do Complexo Portuário do Pecém”, disse.

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, disse que a assinatura do contrato reafirma o compromisso da Cegás em ter um papel ativo na viabilização dos principais projetos estruturantes do Estado do Ceará. “O gás natural é um enérgico estratégico para o setor industrial, um segmento que é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. O gás natural da Cegás já é o insumo responsável pela geração de 20% da energia elétrica consumida no Ceará”, diz Figueirêdo.

O presidente da CSP, Eduardo Parente, disse que o gás natural fornecido pela Cegás traz vantagens econômicas e operacionais para a sua empresa. “O importante é garantirmos um suprimento de qualidade, com alta confiabilidade e um gás que é muito competitivo, ajudando a gente a ter posicionamento melhor no mundo do aço, para que a gente possa sonhar ainda mais a partir de hoje”, afirmou.

A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1993 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Cegás fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

A Companhia Siderúrgica do Pecém foi projetada para ter uma capacidade de 3 milhões de toneladas de placas de aço anuais em sua primeira fase e, após 9 meses do alto-forno ser aceso, já produziu 1 milhão e 600 mil toneladas de placas de aço.

O produto final da primeira usina integrada da região Nordeste teve como destino mais de 13 países de quatro continentes. Com tecnologia moderna para a produção de aços de baixo carbono, ultrabaixo carbono, médio carbono, peritético, ligados (HSLA) e API, a CSP contou com a transferência de tecnologia da empresa coreana Posco.

assinatura_csp

O governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, e o presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Eduardo Parente, assinam contrato de fornecimento de gás natural para a unidade desta empresa na área do Porto do Pecém, em solenidade com a presença do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes.

 

 

Fotos: José Wagner/ Gov. do Ceará

Cegás recebe dirigentes da Kogas para tratar da instalação de terminal de regaseificação no porto do Pecém

Cegás recebe dirigentes da Kogas para tratar da instalação de terminal de regaseificação no porto do Pecém

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, recebeu nesta quinta-feira em Fortaleza dirigentes da Korea Gas Corporation (Kogas) para continuar as tratativas sobre a implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, no Ceará. Acompanhada de Figueirêdo e dos diretores da Cegás, Fábio Norcio e Fabrício Bomtempo, a equipe da Kogas visitou ontem (quarta-feira) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Em 2016, o governo do Ceará e a Kogas assinaram um memorando de entendimento que deu início aos estudos para promover planejamento, concepção e execução de desenvolvimento do terminal de regaseificação onshore no Porto do Pecém.

O memorando prevê ainda a possibilidade do terminal importar GNL, além de transportar, desenvolver projetos de armazenamento e distribuição deste energético no território cearense, com o fim de reforçar o crescimento econômico do Estado e o acesso da população cearense à energia confiável e limpa.

Em setembro passado, Figueirêdo esteve nas cidades de Incheon e Daegu, na Coréia do Sul, para uma série de reuniões com dirigentes da Kogas para avançar as negociações. Ele estava acompanhado do assessor de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antonio Balhmann. Ficou decidido a visita que os coreanos fazem a Fortaleza desde ontem. Hoje à tarde, eles visitaram ainda a ZPE.

A Kogas é considerada uma das líderes mundiais no negócio de planejamento, concepção, financiamento e operação de infraestrutura de logística de gás natural e já demonstrou confiança na viabilidade do desenvolvimento do terminal.

A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1992 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Cegás fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

 

*Foto: Dirigentes da Korea Gas Corporation (Kogas) e da Cegás se reuniram para continuar as tratativas sobre a implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, no Ceará

 

Cegás realiza workshop para disseminar boas práticas em serviços de montagem de ramais para gás natural

Cegás realiza workshop para disseminar boas práticas em serviços de montagem de ramais para gás natural

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) promoveu hoje (quarta-feira) no auditório da Torre Empresarial do Iguatemi um workshop para disseminar boas práticas entre as empresas que realizam o serviço de construção de ramal interno para gás natural.

Durante o evento, especialistas explicaram e esclareceram dúvidas mais comuns a respeito dos procedimentos de construção adotados pela Cegás.

No workshop, também foram apresentadas as novas exigências com relação à documentação técnica (Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e o laudo de estanqueidade) necessária para a liberação do uso de gás natural para novos clientes.

No evento, foram apresentadas ainda as exigências necessárias para os que desejam se habilitar a entrar na lista de empresas que a Cegás indica aos novos clientes.

Compareceram ao workshop 18 empresas. O evento contou a participação de funcionários da Gerência Comercial (David Cândido, Rafael Vasconcelos, Isac Araújo, Thaís de Melo, Ana Eveline, Milton Júnior, Adriano Lima e Edson Sales), da Gerência de Qualidade Segurança Meio Ambiente e Saúde (Felipe Rodrigues), da Gerência de Engenharia (Jonas Brito) e da Gerência de Operação e Manutenção (Rafael Mendes).

 

workshop1

O gerente comercial da Cegás, David Barbosa, e o técnico da gerência de engenharia da Cegás, Jonas Brito, falam durante o workshop.

workshop2

Funcionários e fornecedores da Cegás participam de workshop no auditório do Centro Empresarial Iguatemi.

 

Cegás é agraciada em três categorias na 17ª edição do Prêmio Delmiro Gouveia

Cegás é agraciada em três categorias na 17ª edição do Prêmio Delmiro Gouveia
Evento premia as 20 companhias que se destacaram em 2017, em termos de desempenho econômico e social

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) foi agraciada em três categorias na 17ª edição do Prêmio Delmiro Gouveia, entregue em solenidade nesta quinta-feira, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Organizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) e o Grupo de Comunicação O POVO, a premiação é uma espécie de certificado de qualidade de gestão no mercado regional e nacional.

Na sua 17ª edição, a premiação destacou as 20 maiores empresas do Ceará, as dez com melhor desempenho econômico e as dez melhores em desempenho social. Além dos destaques Sebrae-CE, em Pequenas Empresas, e de profissionais da Contabilidade pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), a novidade deste ano foi a categoria BNB Inovação Nordeste.

A Cegás foi premiada nas categorias “Maiores Empresas do Ceará” e “Melhores Empresas em  Desempenho Econômico-Financeiro acima de 90 milhões”, que agraciam empresas com destacado desempenho sob os aspectos de liquidez, lucratividade e crescimento das vendas.

A gerente de Contabilidade da Cegás, Alyne Valentim Muniz, foi agraciada com o primeiro lugar do prêmio Destaque Contabilista, conferido numa parceria do Prêmio Delmiro Gouveia com o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) para destacar profissionais de contabilidade, pela qualidade e transparência das demonstrações contábeis de suas empresas.

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, considerou a premiação um reconhecimento ao trabalho dos funcionários da empresa e um estímulo para que se continue a exercitar a missão da Cegás, que é “distribuir gás natural, contribuindo com soluções energéticas eficientes e seguras para o desenvolvimento sustentável do Ceará”. Contadora, advogada, especializa em direito e processos tributários e mestre em controladoria pela Universidade Federal do Ceará, Alyne Valentim Muniz, disse que ficou feliz em receber o Prêmio Delmiro Gouveia pelo segundo ano consecutivo e destacou o papel do contador dentro de uma empresa como a Cegás. “O que mais gosto na minha profissão é que ela propicia ao profissional uma visão sistêmica da organização na qual ele atua, possibilitando uma análise de riscos mais exata, e com isso maior segurança e assertividade no processo decisório”, disse Alyne.

O coordenador do Prêmio Delmiro Gouveia, Raimundo Padilha, explica que quando uma empresa recebe essa comenda é como se estivesse recebendo certificação de reconhecimento no Estado e nacionalmente. “As empresas que têm essa premiação passam a ser muito cortejadas pelo mercado financeiro, que quer operar ou investir no crescimento delas”, diz.

Padilha parabeniza as empresas vencedoras, porque, mesmo num ano de dificuldades, conseguiram apresentar bom desempenho econômico-financeiro e social. “Isso é positivo”.

Para o diretor de Marketing do Grupo de Comunicação O POVO, Cliff Vilar, trata-se do maior evento empresarial do Estado do Ceará. “É um parâmetro importante para a governança das empresas”, afirma. Acrescenta que a credibilidade é o maior ativo dessa premiação considerada um certificado de boa saúde financeira e gestão para quem ganha.

O Prêmio Delmiro Gouveia tem parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Ceará (Ibef–CE) e Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento no Mercado de Capitais (Apimec). Tem como apoiadores o Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), o Sebrae-CE e o CRC-CE.

 

premio_gouveia17
A gerente de contabilidade da Cegás, Alyne Muniz, a presidente do Grupo O Povo, Luciana Dummar, e o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, durante a entrega do Prêmio Delmiro Gouveia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fotoDelmiro
O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, e gestores da empresa durante a entrega do prêmio Delmiro Gouveia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cegás realiza testes finais para iniciar a distribuição de Gás Natural Renovável no aterro sanitário de Caucaia

Cegás realiza testes finais para iniciar a distribuição de Gás Natural Renovável no aterro sanitário de Caucaia
A Cegás distribuirá o gás da nova usina por um gasoduto de 23km, que atenderá clientes potenciais da região

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) realiza os últimos testes e deve operar em breve a planta da unidade para captação, tratamento e odorização do gás natural renovável produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC).

A Cegás distribuirá o gás da nova usina por um gasoduto de 23km. O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010, e é fruto de uma parceria da Cegás, Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza).

O projeto vai possibilitar a retirada do gás metano da superfície do Aterro e será a maior do País, com capacidade para a produção inicial de 100.000 m³ de gás natural renovável, um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural, usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências.

O gás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza e Caucaia. Para a retirada de metano, foram instaladas tubulações que farão a sucção de todo o metano do aterro. O processo de produção de gás natural renovável acontece a partir da separação de CO2 do metano e da remoção de contaminantes.

Além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes. Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações.

Com a geração de energia renovável, os combustíveis fósseis são substituídos, reduzindo, dessa forma, passivos ambientais e atribuindo selo verde à matriz de tratamento.

gas_renovavel
Equipamentos usados para distribuir Gás Natural Renovável a partir da Usina instalada no aterro sanitário de Caucaia