Cegás inicia abastecimento de gás natural para climatização da FGF
A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) amplia, neste ano, o uso diversificado do gás natural. Após a inauguração da primeira etapa da unidade de captação e tratamento do biogás produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (http://migre.me/tHOLV), a Companhia iniciou outro importante negócio: a distribuição de gás natural para a climatização da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Esse é o primeiro empreendimento no Estado a fazer uso da tecnologia Gas Heat Pump (GHP), proporcionando um custo operacional até 30% inferior ao similar elétrico.
Dentre as vantagens oferecidas pelo uso do gás natural estão a economia de espaço e a segurança, pois como o fornecimento é contínuo e por meio de tubulações, torna-se desnecessário armazenar combustível inflamável, o que, consequentemente, reduz riscos. Outra vantagem do uso do insumo está no fato de ser uma fonte de energia limpa, com baixa emissão de poluentes e sem perdas residuais.
Para o presidente da Cegás, Antônio Cambraia, esse é um passo importante na trajetória da Companhia, pois ajuda a propagar as diversas formas de utilização do combustível. “O alto custo do sistema elétrico, o aumento das tarifas e o peso desse custo no bolso do consumidor são uma realidade latente. O usuário tem hoje, por meio do gás natural, uma solução energética mais econômica e confiável. Isso já é um grande diferencial. Além da climatização, temos a opção da iluminação”, pontua Cambraia.
O diretor de expansão da FGF, Adolfo Marinho, aderir ao gás natural converge para a visão de expansão tecnológica da instituição. “Nesse projeto, fizemos um investimento de US$ 2 milhões e sabemos que teremos o retorno esperado no prazo que projetamos no plano de viabilidade. Estamos muito felizes com o resultado, pois uma das nossas propostas é ter essa linha de gestão moderna e eficiente”, diz.