Expansão da rede estruturante em quatro bairros de Fortaleza

Um importante projeto voltado para o suprimento de gás natural aos segmentos residencial e comercial acaba de ser concluído pela Cegás: a extensão de uma rede estruturante de gasodutos de polietileno de alta densidade  (PEAD). Com um total de 40 km de extensão, e um investimento na ordem de R$ 11 milhões, o projeto atende os bairros Meireles, Aldeota, Varjota e Papicu.

A previsão é que sejam atendidas com gás natural canalizado, a partir dessa rede, 520 condomínios e 230 unidades comerciais. Atualmente, a Companhia conta com mais de 350 km de gasoduto e comercializa 720 milhões de m3 / ano.

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás)a concessionária de gás natural canalizado do Estado, e abastece indústrias, residências e estabelecimentos comerciais de forma contínua, sem riscos de corte no abastecimento, com qualidade e economia. O gás natural pode ser usado para climatizar ambientes, aquecer água e cozinhar, entre outras aplicações.


Na cozinha:

Forno/fogão e geladeira a gás: os fogões são equipados com sistemas de acendimento e segurança, facilitando o uso.

No banheiro:

O ar condicionado pode ser adequado para o gás natural.

No banheiro:

Utilizando aquecedor de passagem a gás natural, pode-se ter água quente no chuveiro e na banheira.

Na área de serviço:

Máquina de lavar roupas e tanque podem utilizar a água quente por um aquecedor ou caldeira a gás natural, o que economiza tempo e dinheiro.

Na área de lazer:

A churrasqueira a gás natural oferece a máxima limpeza, já que não produz resíduos.

Na climatização de ambientes:

Nas centrais de ar-condicionado e de aquecimento, o gás natural apresenta grande vantagem econômica em relação aos equipamentos elétricos.

Gás natural: segurança e comodidade

Proporcionar mais segurança em casa, no comércio e na indústria. Esse é um dos muitos benefícios da utilização do gás natural. Ele é distribuído de forma canalizada, eliminando a necessidade de estocagem e evitando acidentes. Por ser um gás mais leve que o ar, em caso de vazamentos sua dispersão na atmosfera é rápida, o que garante mais proteção e segurança.

A Companhia de Gás do Estado do Ceará (Cegás), concessionária de gás natural do Estado, é responsável pelo abastecimento a 7.570 unidades consumidoras. A Cegás leva o gás natural canalizado até os condomínios residenciais de forma contínua, sem riscos de corte no abastecimento, com qualidade e economia. O gás natural canalizado oferece ainda mais segurança, pois não exige armazenamento em botijão, cilindros ou tanques estacionários de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A modernidade e a comodidade são outros pontos a serem ressaltados: o gás natural dispensa a necessidade de armazenamento de um botijão de gás. Assim, além de o próprio fornecimento ser mais moderno, o design do ambiente ganha mais espaço, permitindo uma arquitetura mais moderna. Além disso, para o meio ambiente, o gás natural é o mais benéfico, pois emite 20% menos CO2, queima completamente e dispensa a manipulação de produtos químicos inflamáveis.

O bolso do consumidor também sente o impacto ao adotar o gás natural, já que ele tem o preço competitivo em comparação aos combustíveis tradicionais, proporcionando uma economia que pode chegar a até 40%.

Cegás e vinculadas da Seinfra participam de eventos de engenharia

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), por meio da Secretaria da Infraestrutura – Seinfra, participa, durante esta semana, de dois eventos nacionais para o setor da engenharia e da construção civil no Ceará.

O primeiro evento é  a 72ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia, evento anual do sistema CONFEA/CREA. Com o tema  “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”, a SOEA deverá reunir cerca de 4 mil participantes para discutir e buscar soluções tecnológicas para questões levantadas no encontro.  O encontro, que vai até hoje (18), reúne engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.

A CEGÁS e as outras vinculadas da Seinfra – Cearáportos, DAE e DER – participam da quarta edição da ExpoConstruir – Feira de Materiais e Sistemas Construtivos. De destaque nacional, a Feira possibilita um ambiente favorável ao conhecimento e à divulgação das principais novidades relacionadas à cadeia construtiva brasileira, acesso à tecnologias que possibilitam o desenvolvimento sustentável e aproximação do mercado consumidor ao de produção. A visitação de hoje vai das 15h às 22h, e no dia 19, das 14h às 20h.