A Cegás prevê investir este ano R$ 7 milhões na expansão de sua malha de dutos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ao todo, deverão ser construídos 14 km de novos ramais. Os investimentos beneficiam os municípios de Aquiraz, Aracati, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú e Pacajus, além de Fortaleza. Ao todo, deverão ser conectados cerca de 100 novos consumidores e instaladas mais duas estações redutoras de pressão.
Segundo Antônio Cambraia, Diretor Presidente da Cegás, a ampliação se torna necessária face a grande demanda de gás natural projetada para os próximos anos no Ceará, contemplando principalmente os segmentos residencial e o comercial que apresentam potencial e vantagens na utilização do gás natural em suas atividades. A expansão atingirá os bairros que concentram grande atividade comercial ou em expansão como Varjota, Aldeota, Praia de Iracema, Papicu, Fátima, Messejana e região da Beira-mar.
A Cegás fornece o energético para 1.947 unidades residenciais e para 81 clientes do segmento comercial, perfazendo um total de 2.028 unidades conectadas. O foco do plano de expansão será o mercado não térmico, com destaque para os segmentos residencial e comercial, que hoje respondem por menos de 1% das vendas totais da distribuidora.
O investimento atende as diretrizes do Governo do Estado que determinaram a interiorização da distribuição do gás natural. Hoje CEGÁS, órgão vinculado à Seinfra, atende, além da capital, os municípios Aquiraz, Aracati, Canindé, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itapajé, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajús, Pacatuba, Quixadá, Russas, São Gonçalo, Sobral e Tabuleiro do Norte.
Os planos da Companhia é investir R$ 119 milhões na expansão de sua rede nos próximos cinco anos com a implantação de cerca de 193 km de gasodutos, para dar conta do crescimento de 138,33% do mercado não termelétrico até 2015.
O volume de vendas em sua área de concessão deve subir em torno de 750 mil m3/d.
O fornecimento ao projeto deve contribuir para aumentar significativamente o mercado de distribuição da Cegás, que hoje comercializa 450 mil m3/d.